Reflexão - Lc 9, 57-62

Seguir Jesus significa muito mais do que ser um repetidor doutrinário, significa ser capaz de assumir o seu Projeto como algo próprio, ser capaz de olhar para o futuro e visualizar o Reino de Deus, fundamentar a própria existência nesse Reino, fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida e entregar-se de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem na luta em prol da plena realização desse Projeto, renunciando a todas as conquistas humanas obtidas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer. É ser totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação da construção do Reino e a causa da própria felicidade.
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

Os anjos estão nos servindo e precisamos, na verdade, invocar, buscar o socorro na proteção dos santos anjos, especialmente, estes três que celebramos hoje. - CN
Precisamos nos tornar como uma criança, nos refugiar, nos esconder, nos colocar nos braços de nosso Pai e depender d’Ele em tudo aquilo que fazemos!
É importante dar sentido, é não sofrer inutilmente, é não parecer que o sofrimento veio para nos castigar. Porque, todo o sofrimento humano vivido como plena oblação, entrega, oferta a Deus é redentora, salvadora.

No sofrimento ficamos mais próximos de Jesus Cristo - CN
Sejamos revestidos pelo poder de Jesus. Não podemos deixar que os “demoniozinhos” que vêm à nossa vida semeando maus pensamentos, maus sentimentos, tomem conta de nós! - CN
Às vezes, nós até escutamos a Palavra de Deus, a achamos bonita, verdadeira, mas precisamos transformá-la em princípio para a nossa vida!
A exemplo de Maria, sejamos ouvintes da Palavra de Deus - CN
Não é preciso apenas dizer ao mundo que Jesus é o Salvador, mas a salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida. E a salvação entra quando somos convencidos do pecado que temos.

A salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida - CN
No coração de Jesus tem lugar para cada um de nós; com nossos problemas, com nossas dificuldades, com nossas aflições, com nossos sofrimentos.
No coração de Jesus há amor para todos! - CN
Quem reconhece as profundezas da sua miséria é sempre necessitado da misericórdia divina e nunca perde o fervor de amar a Deus e de buscá-Lo de todo coração!

 Que o fervor de um necessitado abrase nosso coração - CN
Abramos o coração e recebamos a Palavra de Deus. Quando o coração está aberto, sedento de Deus, toda Palavra de Deus é um toque; toque da graça, toque de mudança.
Nas dores de Maria encontramos esperança e direção do céu. CN
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Celebrar a cruz de Cristo é celebrar a certeza da vida.
Somos capazes, assim como Ele fez, de transformar aquilo que parece trágico, amaldiçoado, penoso e doloroso em bênção e salvação. -CN
“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Marcos 8, 34).
Tudo na vida só se edifica se há capacidade de renúncia, de renunciar à própria vontade depois de abraçar a cruz que está aí para nos salvar e nos santificar. - CN
“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” (Lucas 6, 42).
Saberemos cuidar, amar, julgar menos, condenar de forma nenhuma, mas sermos o elo da misericórdia de Deus para com o nosso próximo! - CN
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36).
Sejamos misericordiosos com o nosso próximoSó quem mergulha na misericórdia divina é capaz de viver a misericórdia para com seu próximo.

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1, 20).
Maria é companheira, é modelo e escola de serviço e entrega a Deus, ao Seu Reino. Ela é modelo de solicitude para com o próximo e suas necessidades.- CN
“Disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé” (Lucas 6, 8).

É necessário promover o outro, tirá-lo do estado de prostração em que se encontra e dizer: ‘Olha, você é importante!’. Traga-o para o meio! - CN

Santo do dia:
Beato Vicente de Santo Antônio, pregava a Boa Nova
Beato Vicente de Santo Antônio, rogai por nós!
"E de repente, quando a gente se distrai, Deus nos mostra que há sempre algo melhor para acontecer. 
E a gente vê que a felicidade acontece nos detalhes, sem hora certa ou momento esperado. 
Quando se vê, já é. Simples assim. Descomplicada."
“Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lucas 5, 4).
Lancemos nossas redes no coração de Deus. O mar de Deus é imenso e cheio de graças e bênçãos, sabemos que existem riquezas maravilhosas para serem buscadas no coração d’Ele. - CN
“Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava” (Lucas 4, 40).
Deixemo-nos tocar por Deus, por Jesus; deixemos que Sua Palavra poderosa, prodigiosa e libertadora nos torne livres da opressão do maligno. - CN

Isso deve ser um alerta para nós que servimos ao Senhor. Não podemos nos acostumar com suas graças e bênçãos tão abundantes e ricas a ponto de esquecermos de agradecer.