Simbologia das flores no casamento



Flores e casamento são ideias gêmeas, indissociáveis, cujas cenas permanecem em nossa memória – visual e olfativa – de muitas gerações. Onipresentes na igreja, na recepção e no visual dos noivos, as flores estão aí como forma de lembrar o amor que motiva toda a celebração e a prosperidade que se deseja à nova família que se forma. Confira aqui algumas dicas de decoração e uma lista com as flores encontradas com mais facilidade e melhores preços a cada mês:

* As flores conversam diretamente com o tipo de evento que os noivos querem proporcionar. Casamentos pela manhã pedem decoração mais simples, com flores do campo. O colorido combina bem com o sol e a brisa da manhã. Celebrações ao ar livre, como sítios ou clubes de campo, pedem variedade e flores da época.

* À noite, imperam as flores mais caras, cuja presença remete ao luxo. Lírios, orquídeas e copos de leite estão entre as principais opções. As rosas são onipresentes. Arranjos das mesas devem ser altos e bem compostos e, com a presença de velas, podem criar um ambiente aconchegante e romântico na recepção.

* Na igreja, atenção especial para os arranjos do corredor, bancos e altar. Os momentos em que os noivos passam por estes locais serão lembrados para sempre, por isso, pequenos defeitos não devem ser tolerados. Arranjos perfeitos proporcionam um brilho muito especial a estes locais.

* Como dissemos, as flores são carregadas de significados. As rosas são um capítulo à parte, pois em cada versão traz um significado. Vermelhas: amor e paixão. Amarelas: felicidade. Rosa-chá: carinho. Champagne: respeito.

* Veja o significado de outras flores: Lírios sugerem pureza e inocência. Orquídeas: perfeição e pureza espiritual. Amor frágil e verdadeiro é a mensagem das margaridas amarelas ou brancas. Dálias da cores rosa, amarelo e vermelho sugerem delicadeza e união. Magnólias dignificam simpatia e amor à natureza.

Você encontra com mais facilidade:

Em Janeiro: Amor-Perfeito, Angélica, Boca-de-Leão, Clarquia, Copo-de-Leite, Cravina, Laços-Espanhóis, Lobélia, Magnólia, Margarida, Mimosa, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.

Em Fevereiro: Amor-Perfeito, Angélica, Clarquia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Laços-Espanhóis, Magnólia, Mimosa, Papoula, Petúnia e Sempre-Viva.

Em Março: Angélica, Clarquia, Cravina, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Margarida, Papoula e Petúnia.

Em Abril: Angélica, Camélias, Clarquia, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Papoula, Margarida e Petúnia.

Em Maio: Amor-Perfeito, Camélias, Angélica, Azaléias, Clarquia, Crisântemo, Gipsófila, Laços-Espanhóis, Margarida, Papoula, Petúnia e Primavera.

Em Junho: Amor-Perfeito, Azaléias, Camélia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Petúnia e Primavera.

Em Julho: Amor-Perfeito, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Petúnia e Primavera.

Em Agosto: Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Primavera, Sempre-Viva e Verbena.

Em Setembro: Açucena, Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Gipsófila, Miosótis, Margaridinha, Primavera, Verbena e Sempre-viva.

Em Outubro: Açucena, Amor-Perfeito, Anêmona, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Primavera, Sempre-Viva e Verbena.

Em Novembro: Amor-Perfeito, Anêmona, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Hortênsia, Lírio,
Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.

Em Dezembro: Amor-Perfeito, Angélica, Azaléia, Boca-de-Leão, Copo-de-Leite, Cravina, Gardênia, Laços-Espanhóis, Lírio, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.

( Fonte: Material encontrado na internet sem identificação do autor )

Um comentário:

  1. Olá, o texto original pertence ao site:

    http://www.afestadecasamento.com.br/2011/02/dicas-de-flores-simbologia-casamento.html

    publicado em fevereiro de 2011.

    Para ver mais sobre casamento, visite nosso site!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário