O charme do Champagne


Pode ser Natal, Ano Novo, aniversário...sendo festa, tem champagne! Até ai, tudo bem, mas, tomar champagne e entender sobre champagne são coisas BEM diferentes!

E, como em festas de casamento não pode faltar o tal drink, você vai querer – e precisar - entender um pouquinho daquilo que seu buffet irá servir aos seus convidados, não é?

Um poucoquinho da história
Começando pelo nome, Champagne é uma região da França de onde surgiram as primeiras fabricações da bebida, que é resultado da fermentação de 3 tipos de uva: Pinot Noir, Meunier e Chardonnay. Ou seja, champagne só é OFICIALMENTE champagne se é originário dessa terra. Se for produzido em outro país leva o nome de “vinho espumante”, o que não significa que seja de qualidade inferior.

Bom a qualquer hora
O champagne pode ser servido durante toda a festa, pois acompanha bem os vários tipos de comida, até mesmo sobremesas, porém, existem algumas regras...Veja só:

Os mais secos, chamados de “brut” e “extra-sec”, são os que melhor acompanha os pratos salgados, realçando o sabor. Os “sec” e “demi-sec” são os adocicados e caem melhor com as frutas e com os doces.


Na hora de abrir...
Não erre na hora de abrir a garrafa! Apesar de vermos muito os estouros de champagne, isso não é nada elegante. O correto é empurrar a rolha de forma lenta, depois cobri-la com a mão e girando-a em sentido contrário ao da garrafa.


Servindo...
A tarefa requer cuidado! Ao servir, despeje dois dedos e deixe as bolhas subirem, só depois se devem preencher dois terços do copo. Repetindo: dois terços. Bebida a mais é elegância a menos!


Ah! Há ótimos espumantes italianos (Prosecco), espanhóis (Freixenet) e brasileiros (Chandon, Salton) que não têm mistério algum para serem encontrados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário