A Cor Branca do Vestido da Noiva


O casamento de branco nunca foi obrigatório mas uma tendência... você sabia?

Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, na Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, o príncipe Albert? Um fato curioso deste casamento foi que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha. Então ela não teve outra alternativa a não ser pedir o príncipe em casamento.

E esta moda da cor branca no vestido de noiva lançada por ela permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia - a cor mais usada era o vermelho. O vestido branco acabou se tornando o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza da noiva.

Na Grécia e em Roma existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento, além do vestido de noiva.


Fatos históricos importantes
1 - 1910 começa-se a usar o branco, não como sinónimo de pureza, mas como expressão de riqueza
2 - Uma década mais tarde, as noivas libertaram-se e começam a mostrar as pernas com vestidos de linha recta. É o auge do veludo branco.
3 - Em 1930 revive-se o estilo victoriano com mangas em balão e linhas lânguidas.
4 - Foi nos dourados anos 50 que a moda tinha o selo Christian Dior. O glamor, a fantasia, e o luxo desenfreado inspiraram o traje das noivas.
5 - Na década dos anos 60 viveu-se uma autentica revolução sexual. As mini-saias estiveram na moda nupcial. Flores naturais nos longos cabelos e véus mais curtos.
6 - Em 1970 os casamentos recuperaram a sua importância e em 1980 o traje que simbolizava a riqueza da época era o de Lady Di.
7 - Hoje em dia, os vestidos de casamentos deixam-se influenciar por diferentes correntes, ditadas por desenhadores que buscam a sua inspiração nas passerelles de alta costura de Nova York e Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário