Contratos de festa: tudo o que você precisa saber

Fonte: Site Delas IG



Profissionais especializados em contratos e direito do consumidor dão dicas de como evitar dores de cabeça no dia da cerimônia.
Por Fabiana Schiavon, especial para o iG São Paulo. 


Para o dia do casamento, os noivos esperam boas surpresas. Para se livrar das más, é preciso ter cautela ao fechar contratos com os fornecedores. Ter tudo bem descrito no papel, de forma clara, é uma boa garantia de o fotógrafo aparecer e o buffet entregar o combinado. E se algum imprevisto ocorrer, é possível correr atrás de seus direitos e pelo menos ter o dinheiro de volta.

Mesmo com contrato firmado, algumas noivas passam por problemas. Vanessa Vieira Rodrigues pagou diversas multas depois da festa. A pior delas foi pelo atraso na igreja. Culpa do motorista contratado, que dirigiu bêbado e a entregou na igreja errada. Não bastasse o surreal incidente, um convidado distraído pisou no seu vestido alugado e mais uma multa foi para a conta. A única recompensa que ela conseguiu foi com o buffet. “Pedimos para eles colocarem cestinhas com salgados em cada mesa e elas não fizeram. Acabamos não pagando o excedente de convidados para o buffet e ficou tudo quite”, conta a noiva.

Para não passar pelos mesmos problemas de Vanessa, comece pelas referências sobre a empresa contratada. “O primeiro cuidado é de ordem prática, não jurídica. Os noivos devem visitar feiras de casamento, ler revistas especializadas em busca de referência dos fornecedores”, explica Maria Helena Bragaglia, advogada especialista em direito do consumidor.

Outra dica é checar se a empresa está com nome no Serasa – o que pode significar estar à beira da falência – ou se há reclamações dela nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Há sites, como o Reclame Aqui, que mantêm listas negras de maus fornecedores. A advogada também aconselha pedir uma vistoria do local. Mesmo que não seja o salão de festas, vale a pena conhecer a sede da empresa que oferece a fotografia, por exemplo.

Já tendo essa garantia, olhe com bons olhos o contrato. Quanto mais documentada a contratação estiver, mais o direito do casal será garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. Certifique-se que o serviço prestado está detalhado. “Para garantia do consumidor, é importante que sejam descritas as condições de fornecimento dos produtos e serviços, tais como datas e prazos de entrega, qualidade e quantidade do que foi contratado”, explica Edson Leonardi, advogado especialista em direito do consumidor.

Quanto mais complexo for o tipo de serviço, mais detalhamento ele pede. O buffet costuma ser o mais complicado. A carioca Solange Yosioka contratou uma churrascaria com um cardápio bem variado. “Eles se comprometeram em servir cerveja, massas preparadas na hora e prosecco, mas nada disso foi cumprido. No meio da festa eu nem percebi, depois os meus familiares comentaram que não comeram nada disso”, conta Solange. Por já estar de férias, viajando, ela não quis pedir a retratação à empresa.

Já Priscila Serudo, de Manaus, acabou ganhando um jantar com sobremesa grátis em troca da confusão que o buffet fez. Ela contratou o serviço por meio de um cerimonialista que recebeu uma ligação surpreendente um dia antes da festa. “Ele disse que a empresa ligou avisando que não tinha a quantidade necessária de nada que eu tinha escolhido”, conta. A festa, para 350 convidados, acabou com a recepção montada com peças em vermelho forte e aparador dourado, totalmente destoante da decoração do salão. Segundo a noiva, tudo estava descrito em contrato.

“Em relação ao buffet, é sempre bom dimensionar corretamente o número de convidados para não faltar comida nem pagar mais caro pelo que foi disponibilizado, mas não foi consumido”, lembra Leonardi.

O que detalhar?
Para fotos e filmagens, é preciso saber o número da equipe: quantos câmeras e fotógrafos são necessários para dar conta do trabalho com o resultado esperado? Também certifique-se que o fotógrafo contratado comparecerá ao evento. Alguns acabam enviando só a equipe secundária à festa, que pode produzir fotos abaixo da qualidade esperada.

No buffet, combine o número de pessoas que a empresa deve atender, casos de pagamento extras – por convidados além do esperado – pratos, quitutes, doces e tipos de bebidas servidos.
Para todos os casos, cite valores e formas de pagamento, prazo de entrega, datas importantes. E não se esqueça de enunciar pedidos especiais que o fornecedor prometeu cumprir.

No aluguel de roupas, fique atento às multas previstas em caso de atraso na devolução e valor de conserto das peças, em caso de danos. Detalhe quantidade e datas das provas do vestido.

Garantias
Se os noivos não encontrarem necessidade de contratar um seguro, é importante garantir a devolução de pelo menos parte do dinheiro em casos extremos, como a morte de parentes próximos ou grave doença dos noivos. “Os contratos de festas de casamento devem estipular exceções para essas hipóteses de caso fortuito ou força maior em cláusulas específicas, destacando os prazos para avisos, cancelamentos e definindo quais são as consequências dessas situações, tais como devolução parcial ou integral dos valores pagos ou realização dos trabalhos em outra data”, explica Leonardi.



Posso deixar a cargo dos padrinhos a escolha de seus trajes?


Com certeza a escolha do traje pode ficar a cargo dos padrinhos. A não ser que você faça questão que todos usem fraque, por exemplo.

Porém lembre-se que manda a educação, a partir do momento em que se exige algo, deve-se bancar por seu custo ou grande parte dele, o que hoje em dia fica muitas vezes inviável.

A experiência sugere o uso de terno de cor escura, para ficar mais organizado nas fotos e filmagens.

Até quantos padrinhos posso convidar para a cerimônia?

Apesar de estar ficando comum um enorme número de padrinhos, não devemos nunca esquecer o significado dos mesmos: padrinhos = protetor, aquele com o qual se pode contar.

O bom senso deve prevalecer sempre.

Um número razoável são quatro padrinhos para cada lado.

É bom lembrar que algumas igrejas já estão limitando o número de casais de cada lado.

A Decoração da igreja tem que combinar com a Decoração da festa?

A decoração da igreja e da festa não precisam combinar, são coisas bem distintas, pois na maioria das vezes são até 3 casamentos celebrados no dia, devido a isso a decoração da igreja normalmente é dividida entre as noivas.

Lingerie de Noiva


Sabia que tem de preparar a lingerie com a qual vai passar a primeira noite com o seu marido?

O conselho que o faça com grande afeto e com muito carinho.

Esta preocupação que vem do tempo das nossas avós, desde daquele tempo era algo que merecia grande atenção.

A lingerie da noite de núpcias vai dar um toque especial ao momento em que estarão juntos pela primeira vez, como casal. As peças em seda continuam a ser as preferidas, combinando com rendas ou até mesmo lisas. Não poupe dinheiro, se vir algo que a faça estremecer, pense também na reação do seu marido.

Tenha sempre em conta que tem de estar Sexy e sentir-se desejada. Por outras palavras, tem de arrasar.


Não se esqueça, Super-importante! Invente surpresas para a Lua-de-mel. Escolha minuciosamente e criteriosamente, quais as roupas de noite que vai levar, tendo em conta o clima para onde vai.

Casamento no campo (Republicação)

Devido ao alto índice de procura deste assunto estamos fazendo a republicação para que todos tenham acesso.


Tente imaginar o cenário de um casamento no campo. É no mínimo, o máximo. É lindo, cheio de encantos.

Como todo tipo de recepção, o casamento realizado no campo requer muita atenção, principalmente na parte de decoração, que deverá estar em harmonia com o restante do local.

Algumas noivas preferem se casar num lindo dia ensolarado, enquanto outras já imaginam uma charmosa iluminação noturna com o brinde até mesmo da lua cheia, basta escolher o horário certo, as roupas adequadas e o tipo de festa.


Casamento à noite:
A noite permite maquiagem mais forte, para ser bem vista, permite brilho e jóias sem cair no mau gosto. O vestido deve ser longo e se usar véu pode ser comprido, mas evite o modelo catedral ou o que arraste pelo chão, pois isso não é nem um pouco recomendável no campo, opte pelo modelo que pode ser retirado depois para ter maior liberdade na comemoração. Se decidir prender o cabelo, escolha uma grinalda com pedras combinando com a gargantilha, caso o decote do vestido peça esse complemento. Tudo brilhante, aproveite da noite, use brilho a vontade sem medo, a noite é generosa com brilhos e casamento que a escolhe!

O noivo decide entre fraque, meio fraque ou casaca, o qual se sentir mais a vontade e elegante. O traje dos padrinhos dependerá do traje do noivo, se ele usar fraque ou meio fraque os padrinhos poderão usar terno. Se resolverem alugar, oriente para irem todos num mesmo local para que os trajes fiquem semelhantes, converse com o proprietário, pois ele pode fazer mais em conta ou ceder a roupa da daminha ou do pajem como cortesia, se todos alugarem com ele.

Quanto à roupa das madrinhas deixe-as a vontade para escolherem o modelo, se quiser dê a dica da cor, porém, o importante é saber que a noite pode haver mais brilho e xale ou echarpe são indicados no caso de esfriar, o longo é sempre elegante e bem vindo. Não usem sandália de salto agulha, pois na grama pode dificultar os passos, melhor optar pelo salto Anabela ou quadrado.



Casamento durante o dia:
No casamento de dia, seja de manhã ou a tarde não há necessidade de preocupação com a iluminação, mas quanto aos trajes, tecidos pesados, com muito bordado devem ser evitados , assim como o uso de brilho. Não há necessidade do uso de longo e a noiva mesmo pode casar com vestido um pouco abaixo do joelho ou longuete, e se quiser até mesmo com sapatilha, o que é extremamente adequado ao campo. Véu curto. Arranjo para os cabelos: flores naturais e o cabelo solto se assim o desejar.

As mulheres devem ser discretas no uso de jóias e a maquiagem tem que ser leve e suave, para evitar o calor e suor, que causam estragos, além de ficar muito carregada. Se uso do chapéu for decidido, há necessidade de combinar modelos como tamanho e largura de aba, para que não fiquem muito diferentes e destoantes.

Se o casamento for de manhã, é imprescindível o almoço, ou que seja servido um Brunch e se for de tarde, recomenda-se um delicioso chá da tarde ou café colonial. Churrasco é uma opção simples e que agrada a todos, contratar uma empresa ou buffet é o ideal, mas se o casamento for simples e com poucas pessoas, até mesmo o churrasqueiro oficial da família pode ser recrutado!

Aproveite as saladas de folhas e use muitas frutas, tanto como arranjo para a mesa do almoço como para a sobremesa depois. Muito cuidado com saladas que contenham maionese, deixe-as bem refrigeradas servindo apenas no momento exato.
Escolhendo a data:
Recomenda-se evitar casar em época de frio e com risco de chuvas, pois isso é o pesadelo dos casamentos ao ar livre: tempo ruim! Os meses ideais para casamento no campo são os meses da primavera e verão entre setembro e fevereiro.

Dicas importantes:
Antes de tudo, é necessário que vocês conheçam o lugar pessoalmente, mesmo que muito bem recomendado é necessário ver o local, e observar tudo!

Veja se há espaço para a cerimônia ou se será necessário alugar uma tenda.
Seja chácara ou sítio tome muito cuidado com a infra-estrutura, observe se tem banheiros suficientes, se ficará alguém para manter a higiene e limpeza, se o local é seguro, de fácil acesso, e para isso não se esqueça do imprescindível mapa!

Verifique a segurança no estacionamento para evitar surpresas desagradáveis.

Verifique se a energia elétrica do local é confiável ou será necessário alugar um gerador.
Se tiver piscina e resolver fazer uso, para os convidados, durante o dia, avise-os para levarem roupa de banho, deixando um salva vidas para cuidar das crianças e de quem não sabe nadar.

Para almoço e jantar contrate um buffet, pois terá menos dor de cabeça e eles se encarregarão de tudo: cardápio, mesas, louças, talheres e todos os detalhes.

Quanto ao som, contrate uma equipe com experiência em tocar em casamentos, fazendo assim o som específico para a cerimônia de casamento e depois um som mais típico de festa para deixá-la bem animada.

Quanto ao oficiante do casamento, se será no civil ou religioso, converse antes para ver se há algum tipo de restrição para se fazer o casamento no campo. Verifique se está dentro da comarca para o civil e no caso do religioso se o padre pode sair de sua paróquia para realizar a cerimônia.

Veja também se há um local adequado para isso ou será necessário construir algum tipo de altar para a celebração.



Um local bem bacana aqui em São José:

SÍTIO IRMÃOS BASSI

Rodovia dos Tamoyos, KM 7,6- Bairro do Putim (50 metros da Rodovia)
Tel.: (012) 3944-1063
Site: http://www.bassisalaodefestas.com.br
E-mail: contato@bassisalaodefestas.com.br

A importância dos padrinhos


Presentei-os! Porque padrinhos são figuras muito importantes na vida de um casal, e merecem atenção e carinho! Veja as sugestões do Lá Vem a Noiva para presentear essas figuras em agradecimento a tudo que fazem por vocês!

A escolha dos padrinhos de casamento é um momento especial para todo casal e, por isso, é importante convidar pessoas por quem tenham muito carinho e respeito.

Normalmente, os padrinhos são escolhidos por serem pessoas que, de alguma forma, fazem parte da vida dos noivos, formando uma proximidade afetiva com o casal.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra padrinho significa testemunha de batismo, casamento ou duelo. No caso dos padrinhos de casamento, eles são as testemunhas oficiais da união do casal.

Devem ser escolhidos casais ou pares, como por exemplo, uma amiga o irmã solteira e um amigo ou tio também solteiro. Não é recomendado que chamem pessoas casadas sem seus respectivos conjugues.

Não existe uma regra com relação à quantidade de padrinhos, tanto no casamento civil como no religioso.

Se o casamento for realizado na Igreja, é preciso saber quantos casais irão ficar de cada lado do altar. É importante levar em conta o tamanho da igreja, porque não é muito elegante e não fica bem na foto ter padrinhos "amontoados" no altar.

No casamento civil, opte por no máximo três casais de padrinhos de cada lado. O melhor neste caso é evitar exageros e usar o bom-senso.

Se o casamento for realizado no próprio cartório, um casal de padrinhos de cada lado é a escolha mais acertada.

Além de testemunhar a união do casal, os padrinhos têm a função de ajudar e orientar os recém-casados.

Por isso, escolha pessoas que tenham tudo a ver com vocês.

Por tudo que representam na vida do casal, é muito bacana que possam agradecer a essas pessoas com uma lembrança especial no dia mais importante de suas vidas.

Significado das bodas


A palavra "Boda", que significa celebração, é designada para comemorar o aniversário de casamento.

Cada aniversário de casamento é importante para o casal.

As bodas maiores (a partir das bodas de prata) assumem um carácter eminentemente social.

Pois é quando a comemoração exige um maior destaque.

Confira abaixo a lista com os anos de casamento.

01 ano - Bodas de Algodão
02 anos - Bodas de Papel
03 anos - Bodas de Trigo ou Couro
04 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
06 anos - Bodas de Perfume ou Açúcar
07 anos - Bodas de Latão ou Lã
08 anos - Bodas de Papoula ou Barro
09 anos - Bodas de Cerâmica ou Vime
10 anos - Bodas de Estanho Zinco
11 anos - Bodas de Aço
12 anos - Bodas de Seda ou Ônix
13 anos - Bodas de Linho ou Renda
14 anos - Bodas de Marfim
15 anos - Bodas de Cristal
16 anos - Bodas de Safira ou Turmalina
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 anos - Bodas de Porcelana
21 anos - Bodas de Zircão
22 anos - Bodas de Louça
23 anos - Bodas de Palha
24 anos - Bodas de Opala
25 anos - Bodas de Prata
26 anos - Bodas de Alexandrita
27 anos - Bodas de Crisopázio
28 anos - Bodas de Hematita
29 anos - Bodas de Erva
30 anos - Bodas de Pérola
31 anos - Bodas de Nácar
32 anos - Bodas de Pinho
33 anos - Bodas de Crizo
34 anos - Bodas de Oliveira
35 anos - Bodas de Coral
36 anos - Bodas de Cedro
37 anos - Bodas de Aventurina
38 anos - Bodas de Carvalho
39 anos - Bodas de Mármore
40 anos - Bodas de Esmeralda
41 anos - Bodas de Seda
42 anos - Bodas de Prata Dourada
43 anos - Bodas de Azeriche
44 anos - Bodas de Carbonato
45 anos - Bodas de Rubi
46 anos - Bodas de Alabastro
47 anos - Bodas de Jaspe
48 anos - Bodas de Granito
49 anos - Bodas de Heliotrópio
50 anos - Bodas de Ouro
51 anos - Bodas de Bronze
52 anos - Bodas de Argila
53 anos - Bodas de Antimônio
54 anos - Bodas de Níquel
55 anos - Bodas de Ametista
56 anos - Bodas de Malaquita
57 anos - Bodas de Lápis Lazuli
58 anos - Bodas de Vidro
59 anos - Bodas de Cereja
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade
61 anos - Bodas de Cobre
62 anos - Bodas de Telurita
63 anos - Bodas de Sândalo
64 anos - Bodas de Fabulita
65 anos - Bodas de Platina
66 anos - Bodas de Ébano
67 anos - Bodas de Neve
68 anos - Bodas de Chumbo
69 anos - Bodas de Mercúrio
70 anos - Bodas de Vinho
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho

O significado das flores para decoração de casamentos

Você sabe o significado da flor que escolheu para decorar seu casamento?


- Acácia amarela - Significa amor secreto, utilizada para presentear amantes;

- Acácia – Elegância;

- Alecrim - Apesar de ser um arbusto de cheiro agradável demonstra coragem e felicidade;

- Amor perfeito - Em francês é "pensée", está associada com pensamentos e recordações;

- Azáleia rosada - Amor à natureza;

- Begônia – Cordialidade;

- Camélia branca - Beleza perfeita e virtude despretensiosa;

- Camélia rosada - Grandeza da alma;

- Camélia vermelha – Reconhecimento;

- Centáurea – sensibilidade;

- Copo-de-Leite – Indiferença;

- Cravo amarelo – Desdém;

- Cravo branco - Amor ardente, ingenuidade, talento;

- Cravo rosa – Preferência;

- Cravo vermelho - Amor vivo;

- Crisântemo amarelo - Amor frágil;

- Crisântemo branco – verdade;

- Crisântemo vermelho - "eu amo";

- Flor de laranjeira – Virgindade;

- Flor de pêssego - Amor conjugal;

- Flor de romãzeira - Amizade sincera;

- Flox - significa harmonia;

- Gardênia - Uma flor muito perfumada e tradicional representa a Sinceridade;

- Gerânio vermelho – Consolo;

- Gerânio rosa – Capricho;

- Gerânio Silvestre - Devoção constante;

- Hortência - Frieza, indiferença;


- Íris amarelo / Flor de Lis - Fogo de amor. Usada com símbolo dos reis franceses. Significa mensagem;

- Íris azul – Confiança;

- Íris branco - Esperança, fidelidade;

- Lírio - antigo símbolo de pureza;

- Magnólia - Amor à natureza, simpatia;

- Miosótis - Amor sincero e fidelidade;

- Madressilva – delicadeza;

- Orquídea - beleza feminine;

- Peônia – timidez;

- Papoila - significa extravagância;

- Tulipa Vermelha - declaração de amor.

Sexóloga dá dicas para não deixar o beijo escapar do casamento

Meu marido não me beija como antes e tem ido logo aos “finalmente”. Como posso mudar isso?


O beijo não é só uma questão importante para os casais: ele é o estopim para a maioria dos encontros afetivos e sexuais! A rotina, porém, pode provocar o abandono da prática - não é raro ouvirmos queixas de casais que deixaram de curtí-lo, sempre um culpando o outro. Se o beijo não está presente na relação, é sinal de que ela não anda muito bem.

No seu caso, ele acontece, mas não na frequência que você quer. Isso não quer dizer que seu marido não goste de você. Ele pode “esquecer” de beijá-la pelo simples fato de não dar a mesma importância aos beijos que você. Que tal pedir mais? Se o beijo não está sendo o bastante para te envolver, corra atrás de uma boa conversa com ele antes que outros problemas cheguem ao casamento. Não vale a pena descuidar de algo que é legal e que te dá prazer – para muitas mulheres, beijar é o motor da atividade sexual. Peça. Peça sempre. Assim, teremos parceiros que sabem exatamente o que precisam fazer para manter a relação.

A ciência explica que o ato de beijar libera substâncias químicas no cérebro e provoca sensação de bem-estar físico e emocional em homens e mulheres. As transformações do corpo não param por aí: os batimentos cardíacos aumentam e melhoram a oxigenação do sangue, beneficiando a saúde do coração. Para completar, os 12 músculos utilizados no beijo deixam a pele do rosto com uma aparência bonita.

Mesmo com todas esses benefícios físicos, o mais legal da prática é a capacidade de gerar intimidade, estimular a fantasia e dar mais entrosamento aos casais. Penso que casais que não se beijam deixaram de ser um casal: tornaram-se amigos. Sentem amor mas, não são mais um par romântico. Por isso, cuide de vocês. Beijar é bom e acredito que seu marido tenha desejos de beijos sim! Sejam beijoqueiros sempre.

Uma leitura engraçadinha é o livro “Dossiê do Beijo” (Ed. Catedral Das Letras), para curtirem juntos. Nele, o autor Pedro Paulo Carneiro descreve 484 formas de beijar. Será um belo estímulo!

Fonte: Site Marie Claire por Carla Zeglio

Noivo cria aliança que projeta fotos do casamento

O Portrait Projecting Ring é a aliança criada pelo joalheiro Tamrakar para o casamento de Luke Jerram e Shelina Nanji. Em um quarto escuro, iluminado apenas por uma vela ou LED, o anel transforma-se em um projetor de uma seleção de slides em miniatura de retratos de família. E assim que a família aumente, as fotos dos filhos podem ser acrescentadas à aliança, criando um álbum digital bem original.

Portrait Projecting Ring exibe seleção de imagens do casal e de sua nova família. (Foto: Reprodução)


Luke já havia impressionado Shelina ao pedi-la em casamento, dando um anel de noivado que trazia a gravação de seu pedido para ser ouvido quando a noiva quisesse. Para isso, era preciso colocar o chamado “Talking Ring” em uma “vitrola” especial, também desenvolvida pelo noivo.

Fonte : G1

Transporte da noiva para o casamento


Chegar com estilo, esta é a idéia. Quanto ao tipo de transporte a utilizar, isto vai depender do tipo de cerimônia. As carruagens são usadas apenas em cerimônias matutinas, em lugares campestres. Da mesma forma, limusines claras ficam melhor de dia, enquanto que as famosas pretas são adequadas para a noite.

Carros antigos ficam muito bem em cerimônias formais e elegantes. Carros antigos de cores diferentes também podem ser uma opção criativa para casais despojados e modernos. Só não esqueça de que o carro não deve distoar da formalidade da cerimônia.

Hoje em dia, existem empresas que alugam carros e choufer. Entretanto, você também poderá recorrer a amigos ou parentes para conduzí-la até a igreja. No caso de contratar um serviço de profissional, verifique o automóvel e certifique-se de que é o mesmo que será usado no seu casamento. Procure saber se o aluguel inclui a ida com o fotógrafo para fotos externas. Esclareça todas as suas dúvidas e assine o contrato.

Sendo conduzida por carro alugado ou no carro de alguém da família, providencie um segundo carro para acompanhá-la em seu trajeto como precaução. Assim, se numa aventualidade o carro quebrar ou pneu furar tudo se resolverá sem atrasos nem grande stress.

Casamentinho caro.....


Chelsea Clinton, filha do ex-presidente Bill Clinton, se casou neste sábado, 31/07/2010, com o banqueiro Marc Mezvinsky, em uma cerimônia realizada na pequena cidade de Rhinebeck, na região de Nova York, informou a família do ex-presidente Bill Clinton e da atual secretária de Estado, Hillary.

"Observamos com grande orgulho e emoção como Chelsea (30 anos) e Marc (32) se casaram em uma bela cerimônia no Astor Courts, na presença da família e de seus amigos mais próximos", revelaram Bill e Hillary em um comunicado.

Astor Courts é uma fazenda histórica de 20 hectares junto ao rio Hudson, nos arredores de Rhinebeck.

"Não poderíamos ter pedido um dia mais perfeito para celebrar o início de sua vida juntos, e estamos muito contentes de receber Marc em nossa família".

O casamento atraiu a atenção de toda a imprensa, e as ruas da pequena cidade de Rhinebeck, no estado de Nova York, foram tomadas por jornalistas e cinegrafistas decididos a não perder detalhes da cerimônia.

A lista de convidados, em torno de 500, foi mantida em estrito segredo, mas os sites de notícias de celebridades especularam sobre a presença de Oprah Winfrey e de Steven Spielberg.

O presidente Barack Obama não foi convidado: "não irei e devo dizer que será bastante difícil ter um presidente no casamento, quanto mais ter dois presidentes", declarou ao programa "The View" da rede ABC.

A Autoridade Federal de Aviação fechou o espaço aéreo para voos abaixo de 610 metros de altitude sobre Astor Courts.

A iniciativa teve como alvo os paparazzi, que normalmente tentam registrar fotos aéreas exclusivas de eventos com fortes medidas de segurança.

O jornal The New York Daily News informou que o Hotel Beekman Arms, considerado o mais antigo dos Estados Unidos, foi reservado para abrigar vários convidados.

Os moradores de Rhinebeck, localidade a apenas três horas de carro de Nova York, saíram desde a manhã de sábado à caça de rostos famosos.

Bill Clinton chegou a Rhinebeck na sexta-feira e respondeu às perguntas de curiosos e de jornalistas com comentários afetuosos sobre seu futuro genro. "O admiro. Hillary também" ressaltou.

Os detalhes da cerimônia permanecem um mistério, mas segundo alguns especialistas, o casamento custou entre três e cinco milhões de dólares.

A rede de televisão NBC indicou que apenas o aluguel das tendas equipadas com ar-condicionado custou 600.000 dólares; e os arranjos florais, do famoso florista Jeff Leatham, cerca de meio milhão de dólares.

As especulações sobre os altos custos da cerimônia suscitaram as críticas de vários congressistas, que encaram com reservas uma celebração tão suntuosa no momento em que o país ainda tenta se recuperar de uma de suas maiores crises econômicas.

"Isto está fora de controle", disse o colunista do Boston Globe, Beckham Falcone. "Isto não é de bom gosto".

O site TMZ informou a presença de uma orquestra para tocar temas como "Billie Jean", de Michael Jackson, "Wild World", de Cat Stevens, e "Dancing Queen", do ABBA.

Fonte: Site UOL

Romênia apresenta maior cauda de vestido de noiva do mundo


Só de cauda o vestido tem mais de 1,5 quilômetro. O tamanho do vestido daria para ir e voltar 14 vezes de um gol a outro do estádio do Maracanã no Rio de Janeiro/RJ.

Uma modelo romena apresentou o vestido com a maior cauda do mundo: 1,579 quilômetro, entrando para o Guinness Book, o livro dos recordes.

A foto foi feita em Bucareste, na Romênia.


Fonte: G1 Globo.com

Damas adultas


Uma tendência no exterior.

Geralmente elas são suas melhores amigas, primas, irmãs, enfim mulheres especiais que marcaram momentos importante em sua vida.

Todas deverão usar vestidos da mesma cor e tecido, mas não necessariamente do mesmo modelo, cada uma poderá escolher o modelo que mais lhe agrada.

O buquê deverá ser igual para todas e poderá ser das mesmas flores que o seu ou até mesmo de flores diferentes, combinando com as flores da decoração da igreja.

Chinelos personalizados


Distribuir chinelo personalizado virou item obrigatório nas festas de casamento. E vamos combinar: tem coisa melhor do que tirar aquele salto GIGA e colocar um chinelo confortável? Bom demais!!! Não tem preço!

Normalmente, os chinelos são entregues na hora que a festa está super animada, com a pista bombando.



Quantidades: A quantidades é normalmente para a metade do número de convidados.

Para 300 pessoas calcule 150 chinelos.
• 75 pares 37/38
• 40 pares 35/36
• 35 pares 39/40

Boa sorte e que seu casamento seja muito divertido!

Robô celebra casamento no Japão

Quase ninguém prestava atenção enquanto a noiva se dirigia ao altar. Muito menos ao noivo que, seguindo o protocolo, a aguardava. Os olhos estavam no padre: um robô.


Foi a primeira vez em que um casamento foi celebrado por um padre-robô, assegurou seu fabricante, Kokoro, ao jornal inglês The Guardian. Em um restaurante do Parque Hibiya, no centro de Tóquio, I-Fairy, com meio metro de altura e olhos piscantes, comandou a cerimônia diante de cerca de 50 convidados. Por trás de uma cortina negra, um operador comandava o andróide clicando ordens em um computador.

"Por favor, pode afastar o véu da noiva", ordenou I-Fairy no final ao noivo, que beijou a noiva.

O padre-robô é mais uma novidade numa indústria em que o Japão é um dos países mais avançados do mundo. Depois de criarem máquinas largamente utilizada nas fábricas, as companhias passaram a apresentar robôs para o dia-a-dia das pessoas. A Kokoro, uma destas empresas, já havia desenvolvido dinossauros-robôs gigantes para exposições e andróides que podem rir e sorrir.

"Foi muito engraçado", disse a noiva Satoko Inoue, 36 anos, ao The Guardian. "Acho que os japoneses têm uma percepção de que robôs são nossos amigos".

Seu novo marido, Tomohiro Shibata, 42 anos, um professor de robótica do Instituto Nara de Ciência e Tecnologia, disse que teria sido melhor "se o robô fosse um pouco mais esperto".

Capaz de executar 18 tipos de movimento com os braços e repetir sons pré-programados, o I-Fairy já está à venda no Japão pelo equivalente a R$ 60 mil. Três estão em uso em Cingapura, Estados Unidos e Japão, informou o fabricante.

Consultora tira dúvidas sobre casamento

Consultora top responde questões sobre etiqueta e trajes para noivas e convidados


O buquê da noiva tem que seguir a linha da decoração da igreja?
Não. O buquê precisa combinar com o estilo e a roupa da noiva. Na hora da escolha é importante analisar aspectos como durabilidade, aroma e flores da estação. É importante também respeitar a proporção entre o tamanho do buquê e o tipo físico da noiva. Noivas que são mignon não devem optar por buquês muito grandes, assim como mulheres de aparência mais robusta precisam evitar os pequenos arranjos florais.

Os noivos têm que pagar o traje dos daminhas e pajens?
Tudo depende de cada família e da condição financeira. Se as pessoas que convidam podem fazer esta delicadeza é sempre muito bem vinda. Mas isso é acertado entre as pessoas. Não é uma regra.

É deselegante escolher as cores dos vestidos de madrinhas e mães?
Tirando o preto e o branco, cor exclusiva da noiva, não se deve repetir cores no altar. Para isso valem algumas regras na hora da escolha. A noiva pode indicar duas cores, uma para cada lado do altar e pedir, apenas, que as mães e madrinhas decidam a tonalidade. Outra opção é deixar a cor ao gosto da convidada. Tudo isso pode ser definido com bastante descontração, em uma das festas que precedem o casamento, como o chá de cozinha.

O preto é proibido para a madrinha?
Sim, essa cor dever ser sempre evitada por quem vai estar no altar.

Foto: Divulgação
Vera Simão é uma das consultoras de casamento mais requisitadas


Sou convidada. Posso trocar o longo pelo longuete?
Depende do tipo de casamento. Casamentos muito formais exigem o longo.

É obrigatório o uso do véu ao entrar na igreja?
Véu é indispensável nos casamentos que começam à tarde e à noite, mas sempre de tecido leve. Se a noiva tiver rosto redondo, deverá usar o véu atrás da cabeça. Para quem tem rosto fino a boa pedida é usá-lo no alto da cabeça.

As mães dos noivos devem combinar a cor do vestido?
Sim. Quem escolhe primeiro é a mãe da noiva, em seguida a mãe do noivo e então as madrinhas.

Minha festa será só para família. Como avisar os amigos do trabalho de forma delicada?
Você pode dizer que será uma cerimônia com festa muito íntima. Se puder, reúna-se com seus amigos para uma pizza antes, um encontro informal, para comemorar. Eles vão ficar muito felizes com esse carinho.
Quantos casais de padrinhos podemos convidar para a cerimônia religiosa?
Sempre o número adequado ao local. Não exagere. Eu gosto de dois casais de cada lado.

A noiva pode casar com vestido curto em qual ocasião?
Os vestidos da noiva podem ser de mil formas diferentes. O que conta é que o modelo escolhido reflita o estilo da noiva e esteja adequado ao manequim dela. A grande dica para evitar arrependimentos é escolher um modelo clássico, que nunca sai de moda.

Durante o dia a noiva pode usar brilho no vestido?
Para casamentos na parte da manhã a noiva pode usar rendas, bordados de linha, aplicação de pérolas ou pedras matizadas (sem brilho) - elas são suficientes para dar um toque a mais ao modelo. As flores em tecido também caem muito bem. Se o casamento for à tarde, e como a festa invade a noite, a noiva pode usar fitas, drapeados, pérolas, pedras matizadas, cristais ou um bordado diferenciado.

Qual é a forma mais elegante de usar luvas e com quais modelos ela combina?
Tudo de depende do estilo do vestido que a pessoa está usando. É um item que se deve tomar muito cuidado, pois pode ficar cafona caso a noiva não tenha atitude para usar este acessório.

Como pedir viagem de lua-de-mel em vez de presente sem ficar chato?
Hoje em dia é normal a lua-de-mel estar na lista de presentes e existem muitas empresas oferecendo este serviço. Assim fica mais prático e barato para quem vai dar este presente.

Quais são os três itens mais caros da festa de casamento?
Em geral alimentação e bebidas, decoração, seguida por foto e filmagem.

Como evitar que os bem-casados evaporem? Quantos comprar por pessoa?
Para isso não há regra. Quando você distribui doces ou bem-casados como lembrancinha, deve colocar uma pessoa na mesa que fique responsável pela entrega de maneira educada e simpática. O ideal é calcular três unidades por pessoa para que não falte.

Fica feio se a mãe da noiva não usar salto alto?
Não. Se ela tiver algum problema de saúde e não puder usar salto, tudo bem. Mas tem que estar vestida de acordo.

Ainda é comum passar a gravata do noivo entre os convidados para arrecadar dinheiro?
É uma situação deselegante e constrangedora. As pessoas já investiram em presente, roupas, maquiagem, entre outros itens.

Fonte: IG Delas Noivas

Três ideias para surpreender os convidados

Olha o passarinho!
O livro de assinaturas ficou mais moderno e divertido. A Fotocabine propõe a seguinte brincadeira: um grupo de convidados entra em uma cabine fotográfica, aperta o botão e faz quatro poses diferentes. A revelação das fotos é automática. Uma cópia é colada no guestbook - um tipo de livro de recordação - junto com recadinhos para o casal. Os convidados também levam cópias das fotos para casa. Vale comprar acessórios e fantasias para deixar a brincadeira ainda mais lúdica. Preço: a partir de R$ 3.500. É possível contratar apenas a cabine, sem o guestbook, e o preço diminui. Mais informações: http://www.fotocabine.com.br/

Ao mesmo tempo que os convidados se divertem e ganham uma lembrança da festa, também preenchem o álbum e deixam a presença marcada!


Que tal um sorvete?
Imagine a cena: a noiva entra na pista de dança com um carrinho de sorvete apertando a buzininha e anunciando os sabores. Pois essa é uma das novidades mais procuradas para as festas de casamento. A Sorvetes Rochinha, pioneira na ideia, realiza cerca de 10 casamentos por fim de semana. A empresa fecha um pacote com o mínimo de seis caixas, podendo fazer um mix de vários sabores, o que totaliza em 180 picolés. Carrinho, guarda-sol e buzininha estão inclusos. Preço: a partir de R$ 558 para São Paulo. Orçamento para outros Estados deve ser feito diretamente com a empresa: http://www.sorvetesrochinha.com.br/.

A diversão é garantida tanto para a noiva sorveteira quanto para os convidados que curtem um picolé


Coma esse drinque
Para os noivos que querem surpreender os convidados com algo completamente inesperado, a Bar & Barman trouxe ao Brasil um serviço original. São os drinks sólidos, servidos em pequenos pratos, para serem “degustados” com garfo ou em colheres asiáticas. As versões “Spaguetti de Cachaça com Manga e Molho de Frutas Vermelhas”, "B52", "Ball de Malibu" e "Maçã Verde com Caviar de Pêssego” são as mais badaladas entre os noivos. Preço: a partir de R$ 12 por pessoa. Mais informações: http://www.barebarman.com.br/

“B52”, uma combinação de três licores, é um dos drinques sólidos mais pedidos entre os recém-casados

Fonte: IG Delas Noivas

Chá de Lingerie


O tradicional "chá de panela" e até mesmo o "chá bar" estão perdendo espaço para uma outra novidade do mercado de casamentos, o "Chá de Lingerie".

Cada vez mais, as noivas buscam realizar uma reunião com suas amigas onde o intuito é o de montar seu enxoval especialmente para a lua-de-mel.

Como funciona? Primeiramente a noiva deve ir até uma loja especializada em roupas íntimas e fazer sua lista com as peças que gostaria de ganhar. Feito isso é só enviar o convite para suas amigas e preparar uma tarde agradável para receber os presentes.


As brincadeiras e as comidas a serem servidas podem ser as mesmas feitas normalmente em um "chá de panela", tornando assim a reunião divertida e descontraída.

O Chá de Lingerie ainda é pouco conhecido mas vem ganhando seu espaço a cada dia dentre as noivas brasileiras. Camisolas, soutien, calcinhas, gargantilhas, luvas, cinta-luga, meia 7/8, corseletes e muito mais, no Chá de Lingerie, a noiva poderá ganhar uma infinidade de roupas íntimas e até mesmo brinquedos eróticos.

A Cor Branca do Vestido da Noiva


O casamento de branco nunca foi obrigatório mas uma tendência... você sabia?

Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, na Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, o príncipe Albert? Um fato curioso deste casamento foi que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha. Então ela não teve outra alternativa a não ser pedir o príncipe em casamento.

E esta moda da cor branca no vestido de noiva lançada por ela permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia - a cor mais usada era o vermelho. O vestido branco acabou se tornando o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza da noiva.

Na Grécia e em Roma existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento, além do vestido de noiva.


Fatos históricos importantes
1 - 1910 começa-se a usar o branco, não como sinónimo de pureza, mas como expressão de riqueza
2 - Uma década mais tarde, as noivas libertaram-se e começam a mostrar as pernas com vestidos de linha recta. É o auge do veludo branco.
3 - Em 1930 revive-se o estilo victoriano com mangas em balão e linhas lânguidas.
4 - Foi nos dourados anos 50 que a moda tinha o selo Christian Dior. O glamor, a fantasia, e o luxo desenfreado inspiraram o traje das noivas.
5 - Na década dos anos 60 viveu-se uma autentica revolução sexual. As mini-saias estiveram na moda nupcial. Flores naturais nos longos cabelos e véus mais curtos.
6 - Em 1970 os casamentos recuperaram a sua importância e em 1980 o traje que simbolizava a riqueza da época era o de Lady Di.
7 - Hoje em dia, os vestidos de casamentos deixam-se influenciar por diferentes correntes, ditadas por desenhadores que buscam a sua inspiração nas passerelles de alta costura de Nova York e Paris.

Mulheres querem se casar mais cedo

Pressa para ter união estável é explicada pelo medo da solteirice e impressão de ter deixado o grande amor escapar

Levantamento recente com duas mil mulheres mostra que elas querem se casar cedo e têm medo de não encontrar o par ideal. Essa “síndrome de Bridget Jones”, baseada na personagem do cinema que fica solteira até depois dos 30 anos, questiona a imagem de mulher contemporânea que coloca a carreira e vida social na frente do relacionamento e da família.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista More, mulheres de 20 e poucos anos disseram, em média, que a idade ideal para se casar é 26 anos – e o nascimento do primeiro filho vem 12 meses depois.

Entre essas mulheres, 40% acham que já deixaram passar o homem certo para suas vidas, mas 99% acham que é precipitado se casar antes dos 21 anos.

O casamento é visto como o principal compromisso pelas mulheres: 68% colocaram a união estável acima de ter um bebê ou comprar uma casa com o parceiro e 60% dizem que é essencial estar casada para ter filhos.

Fonte: Redação, iG São Paulo

O charme do Champagne


Pode ser Natal, Ano Novo, aniversário...sendo festa, tem champagne! Até ai, tudo bem, mas, tomar champagne e entender sobre champagne são coisas BEM diferentes!

E, como em festas de casamento não pode faltar o tal drink, você vai querer – e precisar - entender um pouquinho daquilo que seu buffet irá servir aos seus convidados, não é?

Um poucoquinho da história
Começando pelo nome, Champagne é uma região da França de onde surgiram as primeiras fabricações da bebida, que é resultado da fermentação de 3 tipos de uva: Pinot Noir, Meunier e Chardonnay. Ou seja, champagne só é OFICIALMENTE champagne se é originário dessa terra. Se for produzido em outro país leva o nome de “vinho espumante”, o que não significa que seja de qualidade inferior.

Bom a qualquer hora
O champagne pode ser servido durante toda a festa, pois acompanha bem os vários tipos de comida, até mesmo sobremesas, porém, existem algumas regras...Veja só:

Os mais secos, chamados de “brut” e “extra-sec”, são os que melhor acompanha os pratos salgados, realçando o sabor. Os “sec” e “demi-sec” são os adocicados e caem melhor com as frutas e com os doces.


Na hora de abrir...
Não erre na hora de abrir a garrafa! Apesar de vermos muito os estouros de champagne, isso não é nada elegante. O correto é empurrar a rolha de forma lenta, depois cobri-la com a mão e girando-a em sentido contrário ao da garrafa.


Servindo...
A tarefa requer cuidado! Ao servir, despeje dois dedos e deixe as bolhas subirem, só depois se devem preencher dois terços do copo. Repetindo: dois terços. Bebida a mais é elegância a menos!


Ah! Há ótimos espumantes italianos (Prosecco), espanhóis (Freixenet) e brasileiros (Chandon, Salton) que não têm mistério algum para serem encontrados!

Como calcular a quantidade de bebida por pessoa


- Calcule 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar.

- Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel.


- Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.

- Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.

- Um litro de uísque serve 10 pessoas.

- Em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml).

- Em uma festa onde haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados.

- Em uma festa onde haverá vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados.

- Calcule 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água.

- Calcule 200ml de água mineral por pessoa.

- Calcule uma garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.


Fonte: Site ICasei

Confira 30 dicas essenciais para casar sem estresse


Conhecido como o mês da noiva, maio está aí para deixar em pânico quem marcou a data do casório para os próximos dias. Afinal, as noivas, em menor ou maior proporção, ficam à beira de um ataque de nervos com os preparativos para o casamento.
Não é à toa – a lista de tarefas para cumprir, decisões a tomar e detalhes para checar é imensa.
Se subir ao altar está entre os seus planos, confira antes – bem antes mesmo - 30 sugestões que garimpamos para tornar a grande data um momento com menos ansiedade, tensão e contratempos desnecessários.


1. O primeiro passo, de acordo com o casal Bia Malfatti e Eduardo Martins, da Loja dos Noivos, de São Paulo, é montar um orçamento realista, sendo coerente com sua capacidade financeira.


2. Segundo Camila Relva, da Compagnie Assessoria, de São Paulo, o orçamento de um casamento depende do número de convidados, afinal é ele que irá definir o tamanho do espaço que deverá ser locado para a festa, o “tamanho” da decoração, o bufê e a quantidade de lembrancinhas. “Quem deseja economizar deve restringir a lista a um número pequeno de convidados, ou seja, chamar, além da família, os amigos mais queridos e próximos. Não há necessidade de chamar aquele primo de 3º grau que você vê uma vez a cada cinco anos.”, diz.


3. “Se você não for contratar uma assessoria, monte uma pasta ou um fichário com todos os orçamentos de bufês, decoradores, fotógrafos e outros fornecedores que os noivos visitam durante os preparativos”, indica a consultora Fernanda Floret, do blog “Vestida de Noiva”. Além de facilitar e organizar a vida, o material pode ser guardado como lembrança e até auxiliar as próximas amigas que subirem o altar.


4. Você também pode montar um álbum de recortes com ideias e referências de vestidos, buquês, arranjos de cabelo, lembrancinhas, doces...


5. “Casar não é como delivery de fast food”, avisa a consultora Bia Malfatti. “Tudo deve ser visto com antecedência de pelo menos um ano.” Assim, ela sugere que com 12 meses de antecedência você contrate (se tiver condições, é claro!) uma assessora para ajudar com os detalhes e a conseguir melhores preços. “Rascunhe uma pré-lista de convidados, escolha e reserve o local da cerimônia e da festa, defina que tipo de casamento desejar realizar e peça orçamento para todos os fornecedores envolvidos.”


6. Passada a etapa de visitar os fornecedores, é hora de assinar os contratos principais: bufê, músicos para igreja e para recepção, fotógrafo e decorador.


7. Se você pensa em ter daminhas de honra e/ou pajens durante a cerimônia, evite chamar crianças muito pequenas. Elas ficam lindas naqueles trajes pomposos, mas são imprevisíveis: podem chorar, sair correndo, derrubar as alianças no chão...


8. O vestido de noiva deve ser encomendado com pelo menos dez meses de antecedência. Lembre-se: você terá de fazer pelo menos três provas, e cada etapa requer um tempo necessário para ajustes, adaptações etc.


9. E por falar em vestido de noiva, essa é uma escolha muito pessoal. Se você é do tipo que adora ouvir a opinião de um monte de gente antes de tomar uma decisão – em se tratando de casamento, da mãe, da sogra, da cunhada, das amigas –, esteja preparada para escutar milhares de palpites (e provavelmente se irritar com alguns deles). Antes de se deixar influenciar, lembre-se de que a noiva é VOCÊ e, em tal papel, tem o direito de encomendar o vestido que QUISER.

10. Como viabilizar um vestido de noiva barato e chique? Todo mundo tem uma tia ou uma prima que conhece uma BOA costureira. Ela pode ser uma boa saída para quem deseja um vestido chique e barato.


11. Ainda no quesito vestido de noiva, só tenha em mente ao escolhê-lo que nem sempre fugir muito do próprio estilo pessoal costuma dar certo. Uma mulher que costuma trabalhar com trajes sóbrios por conta da profissão pode surpreender ao surgir na igreja com um modelito tomara-que-caia e estilo sereia. Mas isso só vai acontecer se ela se sentir sexy e linda. Caso contrário, uma garota tímida com um traje de “femme fatale” vai se sentir incomodada por todo o evento, sem aproveitá-lo, e ainda causar certa estranheza entre os convidados. O mesmo conselho vale para vestidos de cores pouco convencionais, como vermelho, prata ou azul-marinho.


12. “Só delegue responsabilidades e tarefas se confiar plenamente nas pessoas a quem está solicitado ajuda; caso contrário, isso pode ser uma grande dor de cabeça”, aconselha Bia Malfatti.


13. Organizar um casamento pode se transformar em sinônimo de dor de cabeça e tensão na hora de tomar decisões. É preciso buscar o diálogo e o respeito às diferenças, pois nem toda candidata a madrinha vai se sentir à vontade de pink e, com certeza, a mãe ou a sogra sempre vai achar que aquela pessoa que você nunca viu na vida é extremamente necessária na lista de convidados.


14. Três meses antes é tempo suficiente para providenciar a documentação necessária para o casamento civil, começar a enviar convites, contratar o carro que irá levá-la à igreja (se for o caso) e definir a lista de presentes.


15. Algumas igrejas badaladas, principalmente em São Paulo, já têm as agendas lotadas para casamentos até 2012. Pense nisso antes de elaborar sonhos...


16. Procure relaxar e não se preocupar com detalhes que, no fim, não farão a menor diferença. “Tente evitar ter como assunto entre seus amigos e familiares apenas o seu casamento. Mantenha a sua rotina normal, saia e divirta-se com seus amigos”, orienta Camila Relva, da Compagnie. “Não se esqueça de dar atenção ao seu noivo e, quando se encontrar com ele, que não seja apenas para discutir os assuntos referentes ao casamento. Namore bastante.”


17. Com a aproximação da data do casamento, evite ficar pesquisando mais sobre o assunto em blogs e sites especializados. O que você contratou está contratado e ponto final. Confie nos profissionais que contratou, principalmente se estes tiveram boas referências. Com certeza, no dia de seu evento eles farão um ótimo trabalho.


18. Se você planeja exibir uma decoração de arrasar na igreja, com direito a velas, vasos e centenas de rosas vermelhas, saiba que isso não é barato. “Uma boa opção é dividir os custos da decoração com outras noivas que se casarão no mesmo dia”, diz Mariana G. Marcozzi, uma das sócias da MerryMakers Assessoria de Eventos, de São Paulo.


19. “Gosto de dizer para meus clientes que os preparativos de um casamento são um ‘cursinho’ para a vida de casado que vem pela frente. Não serão apenas os preparativos do casamento que trarão possíveis discussões e estresse. O casal deve saber conversar e ponderar para chegar a um bem comum. O legal para evitar discussões é sempre encontrar o caminho do meio. De vez em quando é preciso ceder; e este conselho serve para a vida”, acredita Mariana G. Marcozzi, da MerryMakers.


20. Não se esqueça de checar e re-checar datas e horários com fornecedores. A dica vale mesmo para quem contratar assessoria.


21. Evite sobrecarregar a semana pré-núpcias com uma série de tarefas. Procure relaxar fazendo coisas de que gosta, como ouvir música, ler um bom livro, curtir uma massagem. Descansar bem, além de garantir uma pele linda para o dia especial, vai repor as energias para você curti-lo com tudo o que tem direito.


22. Procedimentos de beleza, como remoção de manchas, implante de silicone, aplicação de toxina botulínica e limpeza de pele, por exemplo, devem ser feitas com uma antecedência considerável para não subir ao altar cheia de marcas. Combine tudo direitinho com o dermatologista.


23. Nada de tomar chás ou medicamentos calmantes poucas horas antes da cerimônia. Você provavelmente vai estar nervosa e os efeitos podem ser bem desagradáveis.


24. A mesma recomendação vale para dietas muito restritivas ou malucas um mês antes do casamento. Aliás, no grande dia, procure se alimentar bem, para não passar mal.


25. Ok, casamento do tipo balada está super na moda. Porém, lembre-se de que não são somente seus amigos da faculdade ou do trabalho que vão prestigiar a festa. Muitos familiares, seus e do seu noivo, com mais de 50 anos não devem apreciar nem um pouco música aos berros e luzes coloridas logo no início da festa. Deixe a bagunça para depois que for servido o bolo.


26. Alguns detalhes que ninguém costuma levar em consideração podem transformar o casamento em um evento inesquecível para os convidados. Mariana, consultora da MerryMakers, cita como exemplo lembrar-se de pessoas com necessidades especiais na hora de decidir por um espaço para a cerimônia e a recepção e incluir no bufê opções para convidados vegetarianos, crianças ou diabéticos.


27. Se você se emociona com vídeos mostrando a história do casal, seja comedida no tempo de duração. Várias fotos que fazem o maior sentido para vocês dois – como aquela viagem inesquecível a Monte Verde ou a Micareta do último verão – são bem entediantes para a maioria dos convidados. O mesmo conselho vale para o número de imagens importantes – não tente prestigiar as 250 pessoas presentes ali. Elas querem dançar, comer, beber, conversar com vocês, e não assistir uma espécie de “Arquivo Confidencial do Faustão”.


28. Lide com imprevistos com calma. “Desesperar-se, além de não resolver nada, ainda impede que tenhamos bom desempenho de raciocínio”, destaca Camila Relva.


29. E atenção, noivos! A pior das TPMs não se compara à histeria que acomete algumas noivas durante os meses que antecedem o casamento. Se vocês desejam mesmo que o enlace aconteça, tratem suas garotas com afeto, compreensão e beijinhos. “Não descuidem da relação durante os preparativos. Envolvam-se e procurem participar e ajudar no que for possível”, sugere Eduardo Martins, da Loja dos Noivos. “Tudo bem que homem não se importa com qual flor estará no centro de mesa durante a recepção. Mas ele deve se importar em continuar dando respaldo psicológico, carinho e atenção à sua futura mulher para que ela se sinta segura com o futuro casamento”, salienta Mariana, da MerryMakers.


30. Controle a ansiedade. Aceite o fato de que o prazo que os fornecedores dão nunca bate com a velocidade que gostaríamos que as coisas acontecessem. Ter dúvidas e ficar indecisa é natural. E, por fim, aproveite todos esses momentos sem estressar, pois no máximo eles se transformarão em histórias engraçadas depois.

Fonte: FERNANDA JUNQUEIRA Site UOL